Autor: María José Del Rio
Através de uma combinação de exemplos práticos e reflexões teóricas, este texto oferece procedimentos educacionais variados e fornece ferramentas que ajudam os professores a colocar em prática o ensino da língua oral a serviço da comunicação.
O eixo norteador do livro se baseia em duas noções: adequação e planejamento educacional, a partir das questões: o que ensinar? e como ensinar?
O livro é dirigido diretamente aos profissionais que têm a responsabilidade final de ensinar seus alunos a se comunicarem oralmente de forma eficaz e correta, especialmente professores e professores de línguas, mas também psicólogos educacionais, professores de educação especial ou de apoio, fonoaudiólogos e psicólogos, estudantes universitários.
Ou seja, a todos os profissionais que pretendam ensinar competências para interagir oralmente em contextos não só académicos, mas também fora da escola.
E, especialmente, para aqueles que realizam seu trabalho com alunos com certas dificuldades no campo da aprendizagem de línguas e que, portanto, precisam de mais ajuda e, às vezes, ajuda diferente para progredir.