Autor: M. D. Fresneda, J. Muñoz, G. Carballo y E. Mendoza
O CEG-Infant foi desenvolvido para avaliar a compreensão de construções gramaticais de complexidade variável em crianças de 2,5 a 4 anos e 11 meses.
Os itens do teste são focados na compreensão auditiva (gramatical) e permitem que os clínicos identifiquem crianças com padrões incomuns no desenvolvimento da compreensão gramatical cujas habilidades receptivas diferem daquelas de seus pares de idade cronológica.
A compreensão das estruturas gramaticais é um aspecto que pode ser afetado em muitos transtornos (Transtorno Específico da Linguagem – DEL –, Transtorno do Espectro do Autismo – TEA –, deficiência intelectual, afasia, deficiência auditiva, traumatismo craniano, transtornos do neurodesenvolvimento, etc.).
Rápido e fácil de aplicar e corrigir, o CEG-Infant permite tanto uma interpretação quantitativa através da contagem de elementos corretos, como uma avaliação qualitativa derivada da análise dos modelos de erro e da escolha dos distratores.
Não requer nenhum tipo de resposta verbal, por isso é aplicável nos casos em que o desenvolvimento da linguagem expressiva é afetado significativamente.