Autor: E. Mendoza, G. Carballo, J. Muñoz y M. D. Fresneda
O Teste de Compreensão de Estruturas Gramaticais, CEG, é um instrumento destinado a avaliar a compreensão gramatical correspondente a crianças entre 4 e 11 anos de idade.
Adere ao paradigma de múltipla escolha, que consiste em escolher entre quatro desenhos aquele que corresponde à frase lida pelo examinador.
Não requer nenhum tipo de resposta verbal, por isso é aplicável nos casos em que o desenvolvimento da linguagem expressiva é afetado significativamente.
Rápido e fácil de aplicar e corrigir, o CEG permite tanto uma interpretação quantitativa através da contagem de elementos corretos, como uma avaliação qualitativa derivada da análise dos modelos de erro e da escolha dos distratores.
Constitui um quadro de referência para psicólogos, fonoaudiólogos e pesquisadores da linguagem infantil interessados tanto na avaliação do desenvolvimento normal da linguagem quanto na compreensão dos distúrbios que afetam esse desenvolvimento, incluindo afasia, DEL, distúrbios de aprendizagem, deficiências auditivas, etc.