Autor: Martín Pinos Quílez
Este é um livro para professores que, além de quererem, estão dispostos a ir longe e não deixar os dias passarem. Você sempre pode chegar a algum lugar se caminhar o suficiente, disse o gato de Cheshire a Alicia, mas você tem que estar disposto a usar chinelos e fugir de nosso porto seguro. Sabendo que aproveitar essa viagem depende em parte de você, eu lhe diria que indo sozinho você vai mais rápido, mas em companhia você vai mais longe; Por isso proponho que caminhes entre gigantes, sem complexos. Escolhemos uma grande profissão e não é grandeza que falta à maioria de nós professores, mas recursos ou perseverança. O Net-Learning, ou Aprendizado baseado na Neurociência, Emoções e Pensamento, conecta aspectos essenciais do ser humano que a educação tradicional negligenciou, no melhor dos casos, somados sem considerar suas possíveis interações. O coração, ou o coração, é apenas isso, o que acompanha a razão, o que a acompanha necessariamente. Quando a educação se concentra apenas no cognitivo, ela desumaniza e degenera. É por isso que este livro é intitulado Com um coração e um cérebro. A palavra Net nos fala da rede, daquela conexão entre neurociência, emoções e pensamento, que garante que o coração, o cérebro e o corpo, ao sentir, pensar e agir, interajam de forma equilibrada no aprendizado e na vida, e , além disso, em contínua relação com os outros. De alguma forma, o socioconstrutivismo, em aliança com a educação socioemocional, configura um modelo de pedagogia de equilíbrio entre as diferentes, mas interdependentes, facetas da raça humana. O mundo, o cérebro e o conhecimento não funcionam linearmente, mas em rede, por isso a Net também nos fala sobre conectar objetivos e pessoas; e isso nos leva à aprendizagem cooperativa, uma metodologia essencial na educação que se baseia no princípio básico de interdependências positivas que são geradas pelo compartilhamento de objetivos comuns. Fala-nos de conectar disciplinas e competências, para que a aprendizagem baseada em projetos, juntamente com a aprendizagem e o serviço, se tornem opções metodológicas geradoras de aprendizagens profundas, extensas e interligadas que abrem a escola e a colocam ao serviço da comunidade e dos seus problemas…