Autor: M. J. Tassé, R. L. Schalock, G. Balboni, H. Bersani, S. A. Borthwick- Duffy, S. Spreat, D. M. Thissen, K. F. Widaman y D. Zhang.
O DABS é um teste diagnóstico de fácil aplicação que visa detectar déficits significativos no comportamento adaptativo, que é um dos critérios necessários para o diagnóstico de deficiência intelectual e outros transtornos do desenvolvimento.
Para isso, o DABS adota um formato de questionário que é aplicado em entrevista a familiares, profissionais de assistência direta ou informantes que conhecem bem a pessoa avaliada.
Possui três versões que avaliam as competências específicas mais adequadas em função da idade do avaliado: dos 4 aos 8 anos, dos 9 aos 15 anos e dos 16 aos 21 anos.
Com base nas respostas, fornece escores nas três dimensões do comportamento adaptativo (conceitual, social e prático), bem como um índice geral do comportamento adaptativo com pontos de corte sugeridos para diagnóstico.
O DABS fornece uma avaliação abrangente que também inclui aspectos relevantes do comportamento adaptativo que não são frequentemente avaliados por outros testes, como aqueles relacionados à ingenuidade, credulidade ou habilidade com novas tecnologias.
O DABS foi desenvolvido por especialistas na área de deficiência intelectual e publicado pela American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD).
Além disso, utiliza modelos da Teoria de Resposta ao Item que possibilitaram a criação de um teste mais informativo e discriminativo que oferece escores ajustados para cada pessoa avaliada, com base na idade e na resposta a cada um dos itens.
Por todas essas razões, é um teste ideal para a avaliação do comportamento adaptativo em diferentes contextos.