Autor: Giacomo Vivanti, Ed Duncan, Geraldine Dawson y Sally J. Rogers
Este manual descreve a adaptação para intervenção em grupo do Early Warning Denver Model (ESDM), projetado para crianças pequenas com transtornos do espectro do autismo (TEA).
Ele descreve os princípios e procedimentos do Modelo de Intervenção Precoce Denver para Ambientes de Grupo (G-ESDM) no contexto da educação infantil e fornece orientação prática e baseada em evidências para a implementação de programas eficazes e acessíveis nas escolas.
Os diferentes capítulos descrevem a lógica e as estratégias usadas para projetar e avaliar intervenções, criar equipes multidisciplinares e organizar espaços de aprendizagem de forma a envolver as crianças.
Os exemplos servem para ilustrar como as interações sociais em grupo oferecem oportunidades para aprender, melhorar as habilidades interpessoais e reduzir o comportamento indesejado.
Além disso, o livro oferece ideias para reformular as estratégias de ensino quando uma determinada criança fica para trás do grupo.