Autor: P. Mamolar, C. Bustillo, D. Arribas y J. Minguijón.
A avaliação de feedback 360º é praticada por muitas entidades como forma de promover o desenvolvimento dos gestores e melhorar a qualidade da gestão nas organizações.
A expressão 360º surge da ideia de recolher informação de várias fontes: superiores, pares e colaboradores ou clientes.
O FB 360º é um questionário baseado no experiente dicionário de competências do TEA-CEGOS e é composto por 60 itens que permitem avaliar 12 importantes competências gerais, agrupadas em quatro grandes áreas: Intrapessoal, Interpessoal, Gerencial e Ambiental.
Permite que cada gestor seja avaliado anonimamente por várias pessoas de diferentes origens.
O questionário é respondido online e o sistema produz automaticamente um relatório completo para cada sujeito avaliado.
O relatório reflete as notas atribuídas por cada grupo de avaliadores ao sujeito avaliado, incluindo gráficos para facilitar a compreensão das informações.
Os comportamentos melhor e pior valorizados do sujeito e as discrepâncias significativas entre os diferentes grupos de avaliadores também estão relacionados: chefes, pares, colaboradores e o próprio sujeito.