Autor: Montserrat Garcia, Mercé González y Blanca Garcia-Campomanes
Mário tinha 6 anos, tinha acabado de entrar no primeiro ano do ensino fundamental e já perguntava: “Mãe, o que eu tenho que fazer para ir trabalhar?” Mário não queria ir para a escola. Não é que ele não gostasse de aprender, é que ele não conseguia fazer do jeito e no ritmo que seus colegas faziam. Assim começa o caminho de sofrimento e insucesso que afasta muitas crianças do mundo escolar e que as leva a constituir 30% do insucesso escolar do nosso país. Eles falham? Não, nós adultos falhamos quando não sabemos responder às suas necessidades de aprender de forma diferente. Este livro fala-nos das dificuldades de aprendizagem e de um método de leitura para aprender a ler de outra forma, através do brincar, mas trabalhando. O método reforça os aspectos cognitivos que darão suporte às habilidades de leitura. De casa, com um computador e transformando a leitura em um jogo, a criança treina com o método Glifing entre 15 e 20 minutos por dia, 4 dias por semana. As sessões são agendadas de forma gradual, ao ritmo de aprendizagem e evolução do utilizador. Glifing avalia automaticamente o progresso da criança e se adapta às suas novas necessidades. A criança melhora na atitude e na auto-estima; perceba que ele comete menos erros e veja como sua velocidade de leitura aumenta. Este livro é o resultado do trabalho de muitas pessoas do mundo da ciência, das escolas e das famílias, mas, sobretudo, é o resultado do trabalho de uma mãe que quis ajudar o filho e todas as crianças que, como ele , É difícil para eles aprenderem a ler.