Autor: S. A. Kirk, J. J. McCarthy y W. D. Kirk
O principal objetivo deste teste é detectar possíveis falhas ou dificuldades no processo de comunicação (deficiências de percepção, interpretação ou transmissão) que são a causa da maioria dos problemas de aprendizagem escolar.
Ao mesmo tempo, de forma complementar, procura evidenciar as competências ou condições positivas que podem apoiar um programa de recuperação.
O modelo psicolinguístico em que se baseia o ITPA procura relacionar os processos envolvidos na transmissão de intenções de um indivíduo para outro (verbalmente ou não) e a forma como essas intenções são recebidas ou interpretadas.
Em última análise, o ITPA considera as funções psicológicas do indivíduo que opera nas comunicações.
A nova versão tem estímulos completamente atualizados e uma classificação baseada em uma ampla amostra representativa da população espanhola.
Esta nova versão permite aos profissionais aplicar um dos mais prestigiados testes utilizados para avaliação de problemas de linguagem, com estímulos e escalas atuais, mantendo a abordagem teórica original do ITPA.