Autor: Isabel Solé, Núria Castells, Mariana Miras, Eva Lordán y Esther Nadal
Que características têm os processos de compreensão leitora ligados à aprendizagem dos conteúdos curriculares? O que sabemos sobre os textos e tarefas mais frequentes quando se trata de ler para aprender? O que acontece especificamente quando ler para aprender tem mais de um texto como referência? Quais são as características da leitura em textos digitais? O que pode ser feito para favorecê-lo e evitar alguns de seus inconvenientes? O leitor encontrará respostas para essas e outras perguntas nas páginas deste livro. Com base em alguns pressupostos teóricos sobre leitura, aprendizagem e ensino, os autores, com vasta experiência em ensino e investigação, traçam um conjunto de sugestões e conteúdos úteis para intervenção em sala de aula, estruturados em seis capítulos que incluem inúmeros exemplos, a maioria deles tomados de situações de ensino/aprendizagem. Os docentes e docentes, enquanto principais destinatários do livro, mas também os conselheiros psicopedagógicos e formadores de docentes, identificarão inúmeros elementos para analisar a sua própria prática e nela incorporar determinadas propostas, susceptíveis de facilitar a apropriação por parte dos alunos do conhecimento da leitura de textos.