Autor: Jennifer Thomson, Kimberly Kerns, Lynn Seidenstrang, McKay Moore Sohlberg y Catherine Mateer
Os déficits de atenção e Funções Executivas (FEs) estão relacionados a uma variedade de condições clínicas, incluindo trauma cerebral, anóxia/hipóxia, transtornos do desenvolvimento, exposição pré-natal a toxinas (como drogas e álcool) e transtornos de aprendizagem.
A maioria das crianças com déficit de atenção é diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo esse um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo.
A reabilitação neuropsicológica ou cognitiva tem uma série de definições, mas pode ser entendida como um conjunto de atividades terapêuticas sistemáticas, funcionalmente orientadas, que pretendem melhorar o funcionamento cognitivo.
Sendo assim, o programa inclui atividades adequadas para a reabilitação dos problemas de processamento de atenção em crianças. Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual.
Os autores concluíram que o Pay Attention! tem ampla viabilidade de aplicação, e mostrou eficácia na diminuição dos sintomas e melhora nas medidas neuropsicológicas.