Autor: Dante O. Tolosa y Martín Jozami Nassif
A leitura do livro de Tolosa e Jozami permite observar uma sistematização das principais técnicas comportamentais que constam do guia de tratamento validado empiricamente, realizado pela Divisão de Psicologia Clínica da APA (American Psychological Association), e algumas aplicações clínicas. Seu desenvolvimento não é acidental, pois deriva de uma longa trajetória dos autores na formação de AT na NOA, de Congressos e Conferências realizados com grande convocação; mas principalmente a validação dessa prática à luz dos resultados como terapeutas.
Este último é muito importante, pois sou da opinião de que o conhecimento é validado pelos resultados finais, e não pelo apelo intelectual. O formato do livro impressiona por ser pragmático e compreensível, com referências visuais e semânticas geradoras de imagens que permitem visualizar os passos a seguir. Aos poucos, os autores nos mostram as funções do AT como assistente terapêutico, no quadro de um dispositivo interdisciplinar, e sob a direção e supervisão do profissional responsável, sem, portanto, diluir a responsabilidade do Assistente.
A introdução aos paradigmas básicos de aprendizagem, a importância da observação e dos registos é muito importante; como a avaliação comportamental. Uma apresentação simples e compreensível de técnicas de modificação de comportamento com a maior validação empírica e frequência de uso em abordagens ecológicas, tanto em crianças quanto em adultos, também é destacada. É também muito bem sucedida a referência das suas aplicações no quadro de uma abordagem cognitiva integrativa, em patologias altamente prevalentes como fobias e perturbações de ansiedade, perturbações comportamentais e autismo na infância. Nestas últimas patologias, os autores partilham a sua experiência com o relato de alguns doentes, o motivo da consulta, a análise de conteúdo das entrevistas e o procedimento terapêutico.