Autor: María Laura Ballini
“Martha e seu atelier de sorrisos” oferece a oportunidade de conversar com seus filhos sobre os medos que podem ter surgido em relação à pandemia. É importante que as crianças se sintam acompanhadas durante a leitura para que esta historinha se torne um recurso valioso que lhes permita enfrentar esta situação. Ainda, com o mesmo objetivo, algumas recomendações são fornecidas ao final da história na “nota para os pais” e atividades práticas para crianças. Lembre-se que é sempre importante validar as emoções. Frases como “não tenha medo” não os ajudam a superá-lo, pelo contrário, podem causar um sentimento de frustração. Nesse sentido, as crianças entendem que seus adultos significativos assumem que não devem ter medo, mas, mesmo assim, sofrem com isso e não sabem como deixar de senti-lo. Então, mesmo que possa ser explicado a eles que um medo pode ser irracional, isso não é suficiente. Eles precisam ser ensinados a gerenciar seus medos. A exemplo do que acontece com o protagonista desta história, é provável que o medo traga consigo outras emoções, como preocupação ou angústia. Elas aparecem quando acreditamos que não temos os recursos necessários para enfrentar o que nos acontece. Aproveite a leitura deste livro para gerar alternativas e promover o desenvolvimento dos recursos emocionais internos, aqueles que nos fazem sentir fortes e nos dão segurança. Converse com seus filhos sobre o que pode ser feito nesse contexto para que possam desenvolver estratégias que espalhem outro tipo de contágio, um contágio positivo. Vamos dar uma chance ao sorriso! No final da história, você encontrará uma seção onde as crianças podem fazer suas respectivas listas para enfrentar seus medos (mesmo que ainda não saibam escrever, incentive-as a desenhar o que querem expressar).