Autor: P. Hernández-Guanir
O TAMAI visa avaliar o grau de adaptação, oferecendo a novidade de distinguir, em cada um de seus aspectos clássicos, alguns subfatores que se associam entre si formando conglomerados ou aglomerados que permitem determinar as raízes do desajuste.
Inclui também a avaliação das atitudes educativas dos pais.
Esse instrumento fornece informações sobre as seguintes áreas: Desajuste geral, Desajuste pessoal, Desajuste escolar, Desajuste social, Insatisfação familiar, Insatisfação dos irmãos, Educação paterna adequada, Educação materna adequada, Discrepância educacional, Pró-imagem e Contradições.
Além disso, o TAMAI completa as informações das áreas anteriores por meio de diversas subescalas específicas como Subvalorização, Regressão, Indisciplina, Conflito com as normas, Desconfiança social, Relacionamento com os pais, Insatisfação com o ambiente familiar, Hipomotivação, Somatização, Depressão, Timidez, Introversão, Educação adequada do pai ou Educação adequada da mãe, entre outros.
É um dos testes mais utilizados por profissionais espanhóis e latino-americanos para avaliar a possível existência de problemas ou transtornos em crianças e jovens nos âmbitos pessoal, escolar, social e familiar.
E isso, não apenas como instrumento de diagnóstico ou avaliação, mas como ferramenta de avaliação de mudanças em diferentes programas de intervenção.