Autor: María José Buj Pereda
Indivíduos com TEA manifestam um padrão de interesses restritos e comportamentos rígidos, às vezes estereotipados, além de reações emocionais inusitadas acompanhadas de manifestações motoras que tendem a focalizar a atenção de seus interlocutores, resultando em curiosidade para quem os presencia. Da mesma forma, as características que sua linguagem apresenta, tanto em nível abrangente quanto expressivo, determinam, em cada caso, uma maior ou menor dificuldade em se relacionar socialmente com os outros. Além disso, seu nível de atenção é frequentemente alterado e sua tolerância à frustração costuma ser baixa, tornando-se ainda mais perturbada por mudanças imprevistas; Por esse motivo, as pessoas diagnosticadas com TEA não precisam se desviar da rotina para funcionar da melhor maneira possível.
Este manual, através de fichas de trabalho atrativas e lúdicas, pretende ser um suporte para todos aqueles pais e professores que necessitem, em algum momento, complementar as estratégias utilizadas com crianças afetadas pelo TEA; Da mesma forma, com recursos novos e divertidos, tanto para profissionais da educação quanto para pais ou pessoas que costumam trabalhar com crianças, poderão realizar atividades educativas que auxiliam no desenvolvimento dessas crianças.