Autor: María José Buj Pereda
Muitas vezes têm dificuldade em encontrar as palavras certas e em construir frases claras, bem como, nas crianças mais velhas, em compreender o que lêem ou em escrever correctamente. O seu vocabulário é muitas vezes muito básico e as suas frases são curtas, gramaticalmente incorrectas e incompletas. Têm frequentemente problemas no seguimento da conversa e podem não compreender as piadas. Também é provável que falem em frases de duas palavras e mostrem desconforto ao tentarem responder mesmo a perguntas simples. Sem tratamento, os seus problemas de comunicação podem agravar-se e levar a dificuldades emocionais, sociais e académicas, pelo que é importante tratar as crianças com distúrbios linguísticos o mais cedo possível. Os problemas com a comunicação oral são os mais comuns, razão pela qual algumas das actividades deste livro são dirigidas a este grupo. E como algumas crianças também têm comorbilidades, uma secção tem sido dedicada a problemas de leitura, que são bastante comuns em crianças com dificuldades linguísticas. Espero que este livro sirva de apoio ao trabalhar com estas dificuldades e que seja útil para inspirar outros exercícios, tanto para pais como para professores, que possam pôr em prática, e ajude a melhorar a competência comunicativa e a gestão emocional das crianças mais pequenas.